A filosofia do Universitário Sistema Educacional, baseada nas relações aluno x professor x família, acredita que, para que o objetivo final seja alcançado, a proposta deve considerar as especificidades de cada educando, respeitando a  singularidade didático-pedagógica.
O Universitário Sistema Educacional  exerce sua vocação, auxiliando na formação integral e significativa de estudantes de todos os segmentos, da Educação Básica ao Pré-Vestibular.

E ASSIM, SEU COMPROMISSO COM O FUTURO PERMANECE EM MOVIMENTO!

MISSÃO
Contribuir para a evolução e aperfeiçoamento contínuo dos processos pedagógicos e de gestão, ampliando horizontes. O propósito do Universitário Sistema Educacional é servir com excelência, por meio da Educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes, fazendo a diferença sempre.

VALORES
O Universitário Sistema Educacional é uma empresa com responsabilidade social pautada em valores irrenunciáveis, na busca de uma atuação ética e transparente. A empresa tem um compromisso com um desenvolvimento sustentável com o objetivo de preservar os recursos humanos, naturais, culturais e ambientais, ampliando as possibilidades do aprendizado e saberes das gerações futuras, pautada no respeito à diversidade, à pluralidade cultural e na redução das desigualdades sociais.

VISÃO
Ser referência na área editorial, oferecendo produtos educacionais em diferentes mídias, atuando no mercado nacional e internacional.
Ser reconhecido como um Sistema de Ensino plural e dinâmico, em permanente construção e atualização, contribuinte da gestão escolar e da sala de aula.

CONTEÚDO DIDÁTICO
O Universitário Sistema Educacional dispõe de livros didáticos para os ciclos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Pré-Vestibulinho e Pré-Vestibular, que contribuem para o trabalho pedagógico eficiente das escolas parceiras.
Um grupo de professores e autores eméritos é responsável pelo conteúdo de nosso material.
Os materiais didáticos, materiais suplementares e serviços oferecidos pelo Universitário Sistema Educacional vão ao encontro da proposta pedagógica de cada instituição, respeitando sua  identidade, especificidade e filosofia inerentes.
Nossas coleções didáticas direcionam e subsidiam a instituição e seus docentes  fomentando a pesquisa, os projetos, de forma dinâmica e atual, proporcionando ferramentas, para que, por meio de liberdade e autonomia, atendam de forma única cada instituição.

A Coleção Vila da Criança apresenta uma coletânea de materiais didático-pedagógicos, destinada a todos os níveis da Educação Infantil.
A coleção atende aos alunos da Educação Infantil, oferecendo atividades didáticas desenvolvidas de acordo com cada nível, e aos professores orientando-os para que possam promover o desenvolvimento e a aprendizagem mediante práticas educativas adequadas às necessidades motoras e cognitivas de cada faixa etária.
Os materiais didático-pedagógicos foram concebidos com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, nas contribuições da psicologia do desenvolvimento, numa perspectiva sociointeracionista; em programas curriculares contemporâneos adotados em alguns países da Europa e nas propostas educativas que se organizam em torno de projetos educacionais.